Modelo brasileira que recebeu curtida do Papa lamenta morte
A interação do perfil do pontífice com a foto de Natalia Garibotto motivou investigação no Vaticano
Por Guilherme Giagio | 21/04/2025 19:59 - Atualizada às 21/04/2025 20:02

Reprodução
"Hoje é um dia triste porque uma lenda morreu", disse a moça.
A modelo brasileira que recebeu uma curtida do perfil do Papa Francisco lamentou a morte do pontífice, que faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Em 2020, Natalia Garibotto motivou a polêmica interação em uma foto sensual.
"Papa Francisco, você é um papa lendário. Descanse em paz", publicou a influenciadora, filha de mãe brasileira e pai argentino e moradora dos EUA. Ela namora o jogador de basquete Malik Beasley e tem 2,5 milhões de seguidores.
Ao Page Not Found, Garibotto destacou a atuação de Francisco: "Mostrou ao mundo um lado diferente, que ele também era humano. Hoje, muitas pessoas estão me enviando mensagens em todas as redes sociais, estamos todos tristes".
Ela também celebrou o impacto da suposta interação com Francisco nas redes sociais em sua carreira: "Ele me ajudou a crescer no mundo inteiro. Ele ajudou bastante para que a minha carreira crescesse nas redes e eu me conectasse com outras partes do mundo".
O Papa Francisco curtiu a foto sensual da modelo?
Para o Vaticano, a resposta é bem clara: não. Em 2020, a interação do perfil do pontífice viralizou e virou polêmica em todo o mundo. A imagem em questão mostrava a modelo com fantasia erótica de colegial para divulgar seu site +18.
Rapidamente, a Igreja Católica abriu uma investigação para apurar o caso. Ao The Guardian , as autoridades religiosas excluíram a possibilidade de curtida ter sido de alguém da Santa Sé, e pediu explicações ao Instagram. A hipótese era de que a conta teria sido hackeada.

Foto: Presidencia de la República Mexicana / Wikimedia Commons
Papa Francisco não usa e-mails, nem celular e nem rede sociais.
Segundo o Catholic News Agency ( CNA), outra suposição levantada era de que um dos funcionários, imaginando usar sua conta pessoal, tenha curtido a foto da brasileira pelo perfil oficial do Papa, que era administrada por várias pessoas.
Na época, Natalia se divertiu com a interação: "Minha mãe pode odiar as minhas fotos com o bumbum de fora, mas o papa deu dois cliques [movimento para curtir]", disse ao portal Barstool Sports .